A Escola Acalento, criada em 2002 em Lauro de Freitas, é pioneira na prática da Pedagogia Waldorf na Região Metropolitana de Salvador, com turmas do Berçário ao 9º ano.
O principal objetivo da instituição é contribuir para a formação de indivíduos autônomos, capazes de, por si próprios, encontrar propósito e direção para suas vidas.
As instalações físicas da escola foram construídas em um terreno de 7 mil metros quadrados, a partir de um sofisticado projeto arquitetônico e paisagístico.
A vegetação natural está preservada na maior parte de sua área, que inclui pomar e extenso gramado. Um prédio de linhas arredondadas, em completa sintonia com a natureza, abriga salas com luz natural, amplas, transparentes e integradas à área verde, propiciando um saudável ambiente de aprendizagem.
A estrutura inclui ainda piscina, anfiteatro, sala de artes, biblioteca, 2 refeitórios, cozinha e espaço reservado para o descanso das crianças, além das 16 salas de aulas de 40m², para no máximo 30 alunos por turma, e um berçário com 3 ambientes (quarto, sala e ambiente recreativo exclusivo).
O currículo contempla todas as disciplinas regulares, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases e o que determina o Ministério da Educação. Além disso, conteúdos e práticas de artes plásticas, teatro, música, natação, culinária, inglês e alemão fazem parte da formação dos alunos. Pelo caminho da arte, que sustenta todos os conteúdos apresentados em sala, a Acalento contribui para desenvolver a criatividade e a autonomia da criança, preparando-a para lidar futuramente tanto com o pensamento abstrato quanto com o raciocínio lógico. Em nossa prática, cultivamos um sentimento de reverência à natureza, a convivência harmoniosa e o respeito entre os seres. Aqui, o bem-estar integral da criança é nossa prioridade.
O dia-a-dia na Acalento privilegia o contato permanente com a natureza, o respeito aos ritmos diários e às estações do ano, visando sempre o desenvolvimento integral do ser humano e o pensar autônomo.
Através dos conteúdos ensinados e praticados em sala, do brincar livre e da convivência saudável e comprometida entre os alunos, professores e familiares, nos dedicamos, em cada uma das atividades da escola, a ensinar o aluno a aprender.
"Na escola não devemos aprender para saber,
mas devemos aprender para sempre podermos
aprender com a vida."
O que é a Pedagogia Waldorf
Prática criada em 1923 por Rudolf Steiner, a Pedagogia Waldorf adota a concepção de ser humano integral da Antroposofia e contribui para o desenvolvimento físico, anímico e espiritual da criança. Cada etapa do desenvolvimento infantil é respeitada em suas características singulares. O querer, o sentir e o pensar é cultivado dia-a-dia para que o homem possa se tornar íntegro em suas ações: mãos, coração e cabeça. A proposta pedagógica Waldorf é apontada pela UNESCO como capaz de responder aos desafios educacionais atuais e futuros do homem. Um dos avanços dessa pedagogia é reconhecer que a principal lição não vem do que está escrito nos livros e manuais, mas nasce da descoberta das reais aptidões de cada aluno, a fim de ajudá-lo a identificar e transpor possíveis obstáculos durante a construção de seus próprios caminhos.