APMA

APMA – Associação de Pais, Professores e Amigos da Escola Acalento

Nas escolas Waldorf existem três pilares que sustentam o funcionamento pedagógico e estrutural: Associação de Pais, Colegiado de Professores e a Mantenedora Financeira. Com o objetivo de formar essa composição trimembrada, foi criada a APMA, que fornece a organização e as ferramentas necessárias para que a participação das famílias nos processos escolares seja o mais harmoniosa e produtiva possível.

A principal função da APMA é ser um canal de participação dos pais na escola. A Associação funciona como um fórum para discussão, encaminhamento e acompanhamento de ideias, questões, atividades e problemas, além de ser o “termômetro” da comunidade escolar para a escola (indicador de um estado físico ou moral). Através de suas diversas frentes de atuação, a APMA promove a integração social da comunidade escolar, apoia a divulgação da pedagogia Waldorf e a captação de recursos no intuito de viabilizar projetos da escola. A APMA também é responsável pelo intercâmbio de informações sobre as atividades da comunidade, além de cuidar da preservação dos registros da memória de suas atividades e de atividades das suas comissões.

Com o objetivo de representar os pais de alunos na manifestação de seus interesses, e ainda buscar apoio da comunidade para as iniciativas da Associação e da Direção, a APMA atua de forma integrada com as demais instâncias da escola e sua organização interna é composta por:

Conselho de família

Instância de caráter consultivo constituída por Representantes de Classe e por uma Coordenação. Suas reuniões são abertas à presença de todos os responsáveis pelos alunos que estejam interessados em participar dos trabalhos e, quando necessário, são convidados Representantes dos Professores, da Direção e das Comissões.

As reuniões possuem um Coordenador, Relator e Cronos, definidos a cada reunião. O grupo Coordenador tem, dentre outras funções, a de representar os pais nas decisões administrativas da escola, encaminhar e articular todos os assuntos tratados nas reuniões, administrar as finanças e verbas dos eventos organizados pelo Conselho de Família, formar grupos de trabalho/comissões para realização de tarefas específicas e acompanhá-las.

Representantes de Classe

Cada classe possui 1 representante e 1 suplente, com mandato de 1 ano e escolhidos, preferencialmente entre os pais com mais de 1 ano na escola, em reuniões de cada classe. Representam os interesses de cada classe nas reuniões do Conselho de Pais e do Calendário Escolar e são responsáveis pelo acompanhamento de comunicados e avisos, juntamente com a Comissão de Comunicação, certificando-se da plena eficácia do meio de comunicação escolhido: Whatsapp ou Email.

Comissões da APMA

São compostas por pais, mães, avós, professores e membros da direção. Trabalham de forma articulada, planejam e executam suas ações através de reuniões presenciais ou virtuais, divulgam suas ações através da Comissão de Comunicação e das reuniões da APMA. Para fazer parte, basta entrar em contato com um dos membros da Comissão.

Comissão de Comunicação e Transparência: É a comissão de suporte a todas as outras comissões e é responsável pelas comunicações internas e externas, envio de emails, organização das plataformas digitais, propagandas e anúncios das escola.

Comissão de comunicação e transparência:

Comissão de acolhimento:
Responsável pelo acolhimento de novos pais que querem conhecer a escola ou estão matriculando seus filhos.

Comissão de eventos:
Responsável pela realização de palestras, workshops, oficinas, seminários, festas, bazares, almoços e jantares.

Comissão administrativa:
Responsável pelo acompanhamento das contas e RH da escola e da APMA.

Comissão pedagógica:
Responsável por auxiliar no recrutamento de professores, treinamento, cursos de formação e aperfeiçoamento.

Comissão de infraestrutura e segurança:
Responsável pela ordenação e implemantação de melhorias nas instalações da escola, de acordo coma a legislação reguladora de cada área: Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Alimentação e Higiene.

Seg
Ter
Qua
Qui