APMA

APMA – Associação de Pais, Professores e Amigos da Escola Acalento

Nas escolas Waldorf existem três pilares que sustentam o funcionamento pedagógico e estrutural: Associação de Pais, Colegiado de Professores e a Mantenedora Financeira. Com o objetivo de formar essa composição trimembrada, foi criada a APMA, que fornece a organização e as ferramentas necessárias para que a participação das famílias nos processos escolares seja o mais harmoniosa e produtiva possível.

A principal função da APMA é ser um canal de participação dos pais na escola. A Associação funciona como um fórum para discussão, encaminhamento e acompanhamento de ideias, questões, atividades e problemas, além de ser o “termômetro” da comunidade escolar para a escola (indicador de um estado físico ou moral). Através de suas diversas frentes de atuação, a APMA promove a integração social da comunidade escolar, apoia a divulgação da pedagogia Waldorf e a captação de recursos no intuito de viabilizar projetos da escola. A APMA também é responsável pelo intercâmbio de informações sobre as atividades da comunidade, além de cuidar da preservação dos registros da memória de suas atividades e de atividades das suas comissões.

Com o objetivo de representar os pais de alunos na manifestação de seus interesses, e ainda buscar apoio da comunidade para as iniciativas da Associação e da Direção, a APMA atua de forma integrada com as demais instâncias da escola e sua organização interna é composta por:

Conselho de família

Instância de caráter consultivo constituída por Representantes de Classe e por uma Coordenação. Suas reuniões são abertas à presença de todos os responsáveis pelos alunos que estejam interessados em participar dos trabalhos e, quando necessário, são convidados Representantes dos Professores, da Direção e das Comissões.

As reuniões possuem um Coordenador, Relator e Cronos, definidos a cada reunião. O grupo Coordenador tem, dentre outras funções, a de representar os pais nas decisões administrativas da escola, encaminhar e articular todos os assuntos tratados nas reuniões, administrar as finanças e verbas dos eventos organizados pelo Conselho de Família, formar grupos de trabalho/comissões para realização de tarefas específicas e acompanhá-las.

Representantes de Classe

Cada classe possui 1 representante e 1 suplente, com mandato de 1 ano e escolhidos, preferencialmente entre os pais com mais de 1 ano na escola, em reuniões de cada classe. Representam os interesses de cada classe nas reuniões do Conselho de Pais e do Calendário Escolar e são responsáveis pelo acompanhamento de comunicados e avisos, juntamente com a Comissão de Comunicação, certificando-se da plena eficácia do meio de comunicação escolhido: Whatsapp ou Email.

Comissões da APMA

São compostas por pais, mães, avós, professores e membros da direção. Trabalham de forma articulada, planejam e executam suas ações através de reuniões presenciais ou virtuais, divulgam suas ações através da Comissão de Comunicação e das reuniões da APMA. Para fazer parte, basta entrar em contato com um dos membros da Comissão.

Comissão de Comunicação e Transparência: É a comissão de suporte a todas as outras comissões e é responsável pelas comunicações internas e externas, envio de emails, organização das plataformas digitais, propagandas e anúncios das escola.

Comissão de comunicação e transparência:
É a comissão de suporte a todas as outras comissões e é responsável pelas comunicações internas e externas, envio de emails, organização das plataformas digitais, propagandas e anúncios das escola.

Comissão de acolhimento:
Responsável pelo acolhimento de novos pais que querem conhecer a escola ou estão matriculando seus filhos.

Comissão de eventos:
Responsável pela realização de palestras, workshops, oficinas, seminários, festas, bazares, almoços e jantares.

Comissão administrativa:
Responsável pelo acompanhamento das contas e RH da escola e da APMA.

Comissão pedagógica:
Responsável por auxiliar no recrutamento de professores, treinamento, cursos de formação e aperfeiçoamento.

Comissão de infraestrutura e segurança:
Responsável pela ordenação e implemantação de melhorias nas instalações da escola, de acordo coma a legislação reguladora de cada área: Segurança, Meio Ambiente, Saúde, Alimentação e Higiene.

Comunicados


Calendário

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sáb
Comunicados

Mural
de notícias

Matrículas abertas 2022

Já estão abertas as matriculas para 2022 através do formulário no Menu Matrícula ou clicando aqui Mais informações através dos nossos contatos.

Leia mais

Pós Graduação Pedagogia Antroposófica

Leia mais

Conheça a Acalento

⭐ A Escola Acalento já nasceu preparada para dar espaço e segurança aos seus alunos. Além da arquitetura e de amplas áreas ao ar livre, a sua pedagogia prioriza o tratamento individualizado de cada criança e adolescente, respeitando seu espaço físico e emocional. Assista ao vídeo abaixo

Leia mais

Rua Priscila B Dutra, 541,
Buraquinho, 42709-200 Lauro de Freitas, Brasil

T: +55 71 3379-9180
    +55 71 99988-4943
    +55 71 98749-6892
E: [email protected]